sexta-feira, 9 de junho de 2017

Saiba como não cometer erros ao usar a esponjinha de maquiagem


A esponja é um dos acessórios mais importantes da maleta de maquiagem de qualquer mulher.
Ideal para aplicar o pó compacto, ela também é excelente para espalhar a base e corretivo e para corrigir defeitinhos surgidos na hora de fazer a make, como os quase inevitáveis borrões do delineado ou do batom.
Apesar de não precisar ser um expert ou maquiador profissional para saber manipular uma esponja de maquiagem, esta ferramenta esconde alguns segredinhos essenciais para que a sua maquiagem fique ainda mais bonita e para que a durabilidade do material não seja comprometida.
Fique ligada nos 5 erros mais comuns que você comete ao aplicar maquiagem com esponja e saiba a melhor forma de manusear esse item fundamental da suas produções diárias.



 

1 – Aplicar os produtos diretamente na esponja

Despejar a base ou o corretivo diretamente na esponja de maquiagem é, não só um desperdício de produto, como também pode carregar a sua maquiagem.
Isso porque quando aplicamos os produtos diretamente na esponja, é comum colocarmos uma quantidade maior do que a necessária para aquela região do rosto.
Ao fazer isso, a esponja absorve produto, o que fará você gastar mais, sem necessidade.
O correto é você aplicar a base e o corretivo diretamente na pele, na quantidade necessária, e utilizar a esponja apenas para espalhar e finalizar.

2 – Espalhar o produto esfregando a esponja contra a pele

Esfregar a esponja no rosto para espalhar os produtos não é a forma mais adequada de fazer a sua make, sendo este um dos maiores erros que você comete ao aplicar a maquiagem com a esponja.
Ao contrário do pincel, a esponja deve ser utilizada com batidinhas suaves, sem pesar a mão sobre o rosto.
Fazendo dessa maneira, os produtos serão espalhados da melhor forma e a finalização da make ficará impecável, sem que os produtos sejam removidos com o inadequado esfrega-esfrega da esponja.

3 – Molhar a esponja se deseja maior cobertura

Um dos truques de maquiagem mais disseminados por blogueiras e maquiadores é o leve umedecimento da esponja em água limpa antes da aplicação da base e corretivo, pois a esponja umedecida ajuda a maquiagem a ficar com um efeito iluminado e mais natural.
Porém, se você deseja uma cobertura maior da base e do corretivo, molhar a esponja antes de fazer a make pode ser um grande erro.
Isso porque esponja molhada reduz a fixação dos produtos e deixa as camadas de base e corretivo mais finas.
Para esse fim, use a esponja seca e conquiste uma cobertura muito maior.

4 – Reutilizar a mesma esponja para aplicar produtos diferentes

Assim como os pinceis, as esponjas possuem formatos e aderências específicas para cada tipo de produto.
Por isso, usar a mesma esponja para toda a maquiagem é um erro, pois isso faz com que os produtos não tenham o efeito desejado sobre a pele.
A mistura e acúmulo de produtos ainda podem comprometer a ação das maquiagens no rosto, o que não é, nem de longe, o que esperamos.
Uma opção caso você queira carregar menos ferramentas no seu nécessaire, é a esponja beauty blender, que tem a função dois em um: a área maior para aplicação de base e a menor, para corretivo.
Já os pós e iluminadores costumam vir com suas próprias esponjas. Aproveite para utilizá-las e economizar espaço.

5 – Não higienizar as esponjas

 



Outro grande erro que envolve a aplicação de maquiagem com esponja é quanto à higienização e armazenagem.
Utilizar diversos produtos sem lavar constantemente a esponja provoca acúmulo de produtos, sujeira e células mortas, o que reduz, e muito, a eficácia da ferramenta nas próximas aplicações, além de não ser nem um pouco higiênico.
Além disso, guardar a esponja no nécessaire sem proteção pode provocar a concentração de bactérias vindas do ambiente, o que pode ser prejudicial à sua pele.
Por isso, lave suas esponjas sempre que possível e nunca as guarde molhadas.
Você verá que sua ação e durabilidade serão bem maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário