quinta-feira, 29 de junho de 2017

Aprenda como se maquiar para entrevistas de emprego feitas por videoconferência.

Veja como causar boa impressão em entrevistas de emprego e reuniões empresariais online.
 
entrevista emprego videoconferência online
Aprenda como se maquiar para entrevistas de emprego feitas por videoconferência. Foto - Istock/Ancika

Você sabia que atualmente as entrevistas de emprego feitas através de vídeo chat vêm aumentando gradualmente? Dependendo da empresa, elas podem até substituir as entrevistas presenciais. E se não é fácil escolher a maquiagem para entrevistas presenciais, imagina só online, não é?

O ideal nestes casos é não pecar pelo exagero. É preciso focar na imagem que você quer passar para o entrevistador. O profissional precisa estar com o foco nas suas respostas e postura, não no seu rosto devido a uma maquiagem exagerada ou mal feita.
Para acabar com as dúvidas de uma vez, separamos algumas dicas para você fazer a maquiagem certa para entrevistas de emprego por videoconferência. Vamos lá?

entrevista emprego videoconferência online
A maquiagem nude é perfeita para a ocasião. Aposte sem medo! Foto - Reprodução/thecertainonesmagazine

Boca:
Os lábios podem estar coloridos, para dar personalidade ao visual porém sem muito brilho.
Pele:
Ressalte os pontos fortes e esconder àquelas imperfeições. Foque nas tonalidades mais neutras, quanto mais próxima elas forem da sua pele, melhor. Ah, e o blush levinho é fundamental! Outra dica é sentar-se perto da janela e apostar na iluminação e no efeito da luz natural.
Olhos:
Delineador a la Amy Winehouse é maravilhoso, sabemos, mas melhor deixa para usa-los em outra ocasião. No delineado dos olhos, faça traços mais simples e finos. Se você gosta de sombra, pode usar tons com um pouco de brilho, sempre procurando a naturalidade.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Aprenda a fazer contorno de maquiagem

Quem é ligada em maquiagem, com certeza, já ouviu falar, e muito, na técnica de contorno de maquiagem, não é?
Embora muita mulher nem imagine, o fato é que essa técnica pode ser de grande ajuda na hora de reduzir uns quilinhos… e, vamos combinar, que mulher não gosta de parecer mais magra?

Aprenda a fazer contorno de maquiagem

Então, através do uso do tom marrom na maquiagem, é possível emagrecer o rosto, e isso graças ao bom uso da sombra e da luz. Quer saber como?
Apareceu uma festa baphônica justamente quando está se achando mais gordinha? Hum…nada de pensar em perder essa festa, heim, a dica é apelar para a ajudinha de uma boa maquiagem.

Para quem não sabe, a técnica do contorno consegue fazer maravilhas

Para quem não sabe, a técnica do contorno de maquiagem consegue fazer maravilhas, e tudo porque usa e abusa do uso certo da sombra e da luz, que servem para dar profundidade e ressaltar volumes.
Vale um pouco de cultura nessa hora, pois muita gente nem sonha, mas esse badalado contorno surgiu na cena underground, ou seja, com as baphônicas drag queens, acabando por virar uma verdadeira carta na manga de maquiadores profissionais. Porém, como hoje em dia, com a internet em todos os lugares e redes sociais e tutoriais pipocando à mil, segredos não existem mais, ou sequer sobrevivem por muito tempo, esse não seria uma excessão, e acabou caindo na boca do povo.

Técnica do Contorno de Maquiagem

Quer aprender a arrasar com a técnica? Então, papel e caneta nas mãos, anote as dicas:

Saiba como fazer contorno de maquiagem passo a passo

Textura adequada

É fundamental saber escolher o produto de acordo com seu tipo de pele, assim, quem tem o rosto mais seco, deve optar por fórmulas cremosas, e por outro lado, quem tem a pele mais oleosa, a melhor opção são os produtos em pó. E vale combinar os dois tipos de texturas, usando uma fórmula cremosa antes e reforçando com uma em pó depois.

Produtos específicos

Muitos blogs de maquiagem indicam o uso da base para fazer contorno, no entanto, vale o alerta, o ideal é recriar a sombra no rosto.
As bases normalmente têm um subtom de pele, o que acaba interferindo e frustrando esse efeito, portanto, o mais seguro é usar um produto feito especialmente para contornar o rosto, de subtom mais frio.
Outro erro é usar o bronzer para contornar, na verdade, ele pode ser dourado demais e não dar o efeito final desejado.

O segredo das 3 Cores

O segredo das três cores para o contorno de maquiagem

A dica, para conseguir um ótimo resultado, é usar 3 cores na hora de fazer iluminação e contorno. Uma, mais escura, outra mais clara e a terceira, em tom intermediário para conseguir um degradê na pele e o acabamento ser natural.

Partes certas do rosto

Acerte no contorno de maquiagem

A forma mais correta de emagrecer o rosto é esculpindo as maçãs, ou seja, escurecendo suavemente uma linha que vai do meio das orelhas até cerca de dois dedos e meio dos cantos da boca.
Mas, se achar que esse desenho ficou meio artificial, nesse caso, a dica é desenhar o contorno em direção aos cantos do nariz, em vez de ir até os lábios. Depois, é só ir aplicando a cor escura ao redor do maxilar e nas laterais do nariz. Na hora de iluminar, use a cor clara nas têmporas, acima das sobrancelhas, no alto do nariz e na ponta do queixo. E esfume muito bem.

Esse é o grande segredo da técnica: esfumar bem para não correr o risco de aparecer nenhuma marcação, conseguindo imitar o jogo de luz e sombra. Por outro lado, o fracasso da técnica é, justamente, sair por aí sem esfumar o contorno direito.

Mulher que usou técnica do contorno de maquiagem
Pronto, agora que sabe o grande segredo das Divas das capas de revista é só apostar nessa técnica e …esfumar!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Tendências de corte para o inverno 2017

Fique por dentro das tendências de corte que prometem bombar nesta próxima estação e aproveite para transformar o visual das madeixas



Foto: Shutterstock.com

Madeixas curtinhas, assimétricas, bagunçadas, retas: essas são algumas das tendências de corte do momento. Quer saber mais antes de transformar o seu look? Confira tudo sobre corte, cor e cuidados essenciais para os fios!

Tendências de corte: vieram para ficar!

Os cabelos curtos conquistaram as mulheres que não abrem mão de estilo e praticidade. Segundo o hairstylist Wanderley Nunes, do salão Studio W, a tendência para os cabelos neste inverno terá um toque de rebeldia e será marcada por fios levemente ondulados, bagunçados e com volume natural.

Naturalidade é tudo

No quesito cor, quanto mais natural, mais bonito. “Luzes, balayages e ombrés, tanto para loiras, morenas ou ruivas, continuarão marcando presença. Sempre em tom sobre tom, sem nada marcado ou contrastante demais”, afirma Wanderley.

Sem abrir mão do cuidado

Antes de apostar na transformação do visual, é importante realizar uma boa hidratação nos fios e também ficar atenta para outras questões. “No frio, as mulheres têm tendência em lavar os cabelos com água quente. Quem já lava com água quente, acaba usando água mais quente ainda”, comenta o hairstylist. Outras dicas do profissional são: não dormir com os cabelos molhados, para evitar as chances de criação de fungos, e aplicar finalizadores antifrizz, principalmente nos fios ondulados, que sofrem mais nesta época do ano.
Consultoria: Wanderley Nunes, hairstylist e proprietário do salão Studio W, de São Paulo (SP)

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cabelos Ruivos, saiba como mudar seu visual

Já pensou em mudar a tonalidade dos fios? Invista nesse visual poderoso!


Cabelos ruivos deixam as mulheres poderosas! | FOTO: Shutterstock

Já pensou em ter cabelos ruivos? A tonalidade avermelhada denota atitude e é uma aposta e tanto para mulheres que desejam radicalizar no visual. Para saber como fazer essa transformação sem colocar os fios em risco, siga as dicas de Simara Machado, coordenadora técnica da Beautycolor.

Como deixar os cabelos ruivos?

“Acreditamos que não há regras, pois as pessoas aplicam nos cabelos as cores que gostam, que combinam com sua personalidade e com a mensagem que querem exteriorizar para o mundo. Porém, indicamos que as cores mais
alaranjadas sejam para um tom de pele mais claro e os vermelhos mais escuros para um tom de pele mais escuro. Brasileiras possuem um tom de pele mais quente e, por isso, preferem os vermelhos aos laranjas, pois ficam mais harmoniosos com o tom de pele. Mas realmente não há regras!”

Teste da mecha

“Para qualquer tipo de coloração é necessário fazer o teste da mecha. Também é preciso garantir que o cabelo esteja saudável antes de aplicar a tinta. Além disso, para ter cabelo vermelho, é necessário ter um tom de cabelo acima de
6.0 ou 7.0, pois o fio precisa estar mais claro para receber a coloração e garantir que o vermelho fique como o esperado, pois madeixas mais escuras acabam interferindo no resultado da cor final.”

E se precisar descolorir?

“Caso o cabelo seja mais escuro, abaixo de 6.0, o recomendável é que a pessoa procure um profissional, que saberá indicar a melhor técnica para fazer com que a pessoa atinja o resultado de cor que ela espera. Às vezes, a única coisa que ela precisará é de uma limpeza de cor ou, em outros casos, descolorir.”

Cuidados do bem

“Não apenas com os cabelos ruivos, mas com toda coloração, o ideal é fazer hidratação periodicamente, lavar menos e usar chapinha com moderação, pois tudo isso acaba fazendo com que o cabelo desbote mais facilmente. No caso dos vermelhos, o desbotamento é percebido mais rapidamente pelos olhos, pois as ondas da cor vermelha são mais curtas, então os cuidados são essenciais.”

sábado, 17 de junho de 2017

Makes para mulheres maduras

Não carregar no make é a chave para disfarçar rugas e linhas de expressão


Com a idade, a pele vai ficando mais flácida e as linhas de expressão e rugas dão o ar da graça. Alguns truques de maquiagem aliados a cremes de qualidade podem ajudar no visual. "Não esconde tudo, mas deixa a aparência bem mais leve", afirma a maquiadora Priscila Konst, especialista em técnicas para a terceira idade e palestrante do Age Seniors Center, em São Paulo. O grande detalhe é: nada de exagero. "A pessoa mais velha já tem a expressão mais forte, então dá para criar um efeito bacana, sem carregar muito", sugere a maquiadora Lourdes Paiva Neto, do Grazi Hair, também na capital paulista.

Preparar a pele para receber o make é um passo importante. Usar hidratantes (de preferência em gel) à base de DMAE (abreviação de dimetilaminoetanol, que é um agente firmador que ajuda a esticar as regiões próximas aos lábios, do contorno dos olhos, das laterais do rosto e do pescoço) é uma medida que mostra efeitos imediatos. Priscila explica que, além de suavizar as rugas no instante em que é aplicado, esse tipo de cosmético aumenta a produção de colágeno e diminui o surgimento de novas rugas.
Aprenda a esconder as rugas - Foto: Getty Images
Não exagere na maquiagem
Make sem rugas
Uma boa base também é fundamental. "Escolha uma com a mesma tonalidade da sua pele e nunca faça camadas grossas. Se quiser, aplique antes um corretivo bem suave nas manchas e imperfeições", recomenda Lourdes. Muito cuidado com o pó, principalmente o compacto. Se possível, evite. Usá-lo para uniformizar a pele pode acabar com a sua maquiagem. Ele se acumula entre uma ruguinha e outra, o que só deixa esses sinais mais evidentes, além de destacar as pálpebras caídas.

Priscila ensina que chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa maneira de tirar o foco das rugas. É só dar impressão que elas estão mais arqueadas, aplicando um blush no ponto mais alto da maçã do rosto. Outra dica é escurecer um pouquinho o cantinho interno dos olhos, com lápis preto ou marrom forte.
O contorno dos olhos, por sinal, deve ser feito com muita suavidade, assim como dos lábios. Essas áreas costumam concentrar mais rugas. Esqueça dos tons brilhantes e cintilantes. Prefira os opacos que disfarçam melhor. "Use sombras mais neutras, como beges e marrons", complementa Lourdes. Para colorir os lábios, destaca Priscila, o ideal é ficar com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela. Um tom escuro na boca é uma boa pedida para compor o visual.

Uma última dica legal é evitar combinar as mesmas cores das roupas com a maquiagem. A maquiadora garante que esse detalhe pode acabar deixando a produção muito pesada. O make deve casar com os acessórios, mas sem exagerar nos brilhos.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Como usar pink e cor de rosa no make sem errar

Ousada, moderna e tendência: a maquiagem rosa já é queridinha entre famosas e experts em beleza.


Queridinha entre as famosas e personagem notável nos últimos red carpets da temporada, a cor rosa ou pink chegou com tudo na execução das maquiagens e já virou trend alert no mundo da beleza. Você pode até torcer o nariz e achar incomum usar esse tom para compor um make, porém, as maquiadoras, blogueiras e até as celebridades  resolveram surpreender e ousaram, usando o cor-de-rosa em suas maquiagens e aparições de eventos e festas.
Além de contemporâneo e muito romântico, se combinado com os elementos certos e usado de acordo com seu tom de pele, o make pink  fica muito chique e sofisticado. Nós amamos!
Confira quem aderiu à tendência e quais produtos usar:

SABRINA CARPENTER – a atriz e cantora, que possui o tom de pele bem claro, optou pela sombra pink no tom mais sutil. Sabrina combinou com delineado preto esfumado, máscara de cílios, blush rosa claro usado mais acima das têmporas, não exatamente na maçã das bochechas e finalizou com  batom nude.
(Jesse Grant/Getty Images)

BRUNA SANTINA (NIINA SECRETS) – a blogueira e youtuber escolheu usar  sombra, – rosa bebê – batom e blush no mesmo tom. Niina combinou os olhos com delineado preto, cílios postiços e finalizou o make com gloss transparente.
(@niinasecrets/Reprodução)

KRISTEN STEWART – a estrela de Crepúsculo aderiu à tendência de um jeito bem moderno. Kristen optou pelo rosa claro cintilante para compor a sombra nas pálpebras, blush localizado mais na lateral das têmporas e gloss nos lábios. Bastante máscara de cílios, penteado rocker e muito iluminador também compuseram o look final da atriz.
(Jamie McCarthy/Getty Images)

CATE BLANCHETT –  caso você ainda não tenha se convencido por total, mas quer aderir à tendência aos poucos, faça como Cate. Escolha uma sombra nude rosada para os olhos, componha com bastante rímel, blush pink bebê e batom rosa claro com gloss por cima.
(Ethan Miller/Getty Images)

RIHANNA –  é do time das modernas e ousadas? Então faça como Rihanna! Use o pink em um tom mais forte e use-o em uma composição só – como sombra e blush -. O batom, rosa fúcsia, é bem chamativo e também não se esqueça do rímel, peça-chave em um make desse estilo.
(Dimitrios Kambouris/Getty Images)

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Saiba como não cometer erros ao usar a esponjinha de maquiagem


A esponja é um dos acessórios mais importantes da maleta de maquiagem de qualquer mulher.
Ideal para aplicar o pó compacto, ela também é excelente para espalhar a base e corretivo e para corrigir defeitinhos surgidos na hora de fazer a make, como os quase inevitáveis borrões do delineado ou do batom.
Apesar de não precisar ser um expert ou maquiador profissional para saber manipular uma esponja de maquiagem, esta ferramenta esconde alguns segredinhos essenciais para que a sua maquiagem fique ainda mais bonita e para que a durabilidade do material não seja comprometida.
Fique ligada nos 5 erros mais comuns que você comete ao aplicar maquiagem com esponja e saiba a melhor forma de manusear esse item fundamental da suas produções diárias.



 

1 – Aplicar os produtos diretamente na esponja

Despejar a base ou o corretivo diretamente na esponja de maquiagem é, não só um desperdício de produto, como também pode carregar a sua maquiagem.
Isso porque quando aplicamos os produtos diretamente na esponja, é comum colocarmos uma quantidade maior do que a necessária para aquela região do rosto.
Ao fazer isso, a esponja absorve produto, o que fará você gastar mais, sem necessidade.
O correto é você aplicar a base e o corretivo diretamente na pele, na quantidade necessária, e utilizar a esponja apenas para espalhar e finalizar.

2 – Espalhar o produto esfregando a esponja contra a pele

Esfregar a esponja no rosto para espalhar os produtos não é a forma mais adequada de fazer a sua make, sendo este um dos maiores erros que você comete ao aplicar a maquiagem com a esponja.
Ao contrário do pincel, a esponja deve ser utilizada com batidinhas suaves, sem pesar a mão sobre o rosto.
Fazendo dessa maneira, os produtos serão espalhados da melhor forma e a finalização da make ficará impecável, sem que os produtos sejam removidos com o inadequado esfrega-esfrega da esponja.

3 – Molhar a esponja se deseja maior cobertura

Um dos truques de maquiagem mais disseminados por blogueiras e maquiadores é o leve umedecimento da esponja em água limpa antes da aplicação da base e corretivo, pois a esponja umedecida ajuda a maquiagem a ficar com um efeito iluminado e mais natural.
Porém, se você deseja uma cobertura maior da base e do corretivo, molhar a esponja antes de fazer a make pode ser um grande erro.
Isso porque esponja molhada reduz a fixação dos produtos e deixa as camadas de base e corretivo mais finas.
Para esse fim, use a esponja seca e conquiste uma cobertura muito maior.

4 – Reutilizar a mesma esponja para aplicar produtos diferentes

Assim como os pinceis, as esponjas possuem formatos e aderências específicas para cada tipo de produto.
Por isso, usar a mesma esponja para toda a maquiagem é um erro, pois isso faz com que os produtos não tenham o efeito desejado sobre a pele.
A mistura e acúmulo de produtos ainda podem comprometer a ação das maquiagens no rosto, o que não é, nem de longe, o que esperamos.
Uma opção caso você queira carregar menos ferramentas no seu nécessaire, é a esponja beauty blender, que tem a função dois em um: a área maior para aplicação de base e a menor, para corretivo.
Já os pós e iluminadores costumam vir com suas próprias esponjas. Aproveite para utilizá-las e economizar espaço.

5 – Não higienizar as esponjas

 



Outro grande erro que envolve a aplicação de maquiagem com esponja é quanto à higienização e armazenagem.
Utilizar diversos produtos sem lavar constantemente a esponja provoca acúmulo de produtos, sujeira e células mortas, o que reduz, e muito, a eficácia da ferramenta nas próximas aplicações, além de não ser nem um pouco higiênico.
Além disso, guardar a esponja no nécessaire sem proteção pode provocar a concentração de bactérias vindas do ambiente, o que pode ser prejudicial à sua pele.
Por isso, lave suas esponjas sempre que possível e nunca as guarde molhadas.
Você verá que sua ação e durabilidade serão bem maiores.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Transforme seu batom cremoso em matte

Não tem pra ninguém: nas últimas temporadas, os batons mate cativaram uma legião de seguidoras que juram não trocá-los por nenhum outro. Se você não tiver uma extensa gama de tons com esse acabamento à sua disposição, não esquenta, não! Com as três dicas abaixo, dá pra transformar o batom cremoso em mate num vapt-vupt.

1. Lenços antibrilho

Após aplicar o batom cremoso, experimente pressionar o lenço antibrilho sobre os lábios fechados. Assim, você garante um acabamento mais sequinho do produto.

2. Guardanapo + pó translúcido

Passe o batom e posicione um pedaço de guardanapo (bem fino, ok?) sobre os lábios. Por cima dele, pincele uma camada de pó translúcido - o papel funciona como um filtro para evitar o excesso de produto, que pode acabar iluminando a cor do batom.

© fashionisers.com

3. Sombra

Outra possibilidade é escolher uma sombra opaca, bem próxima da cor do batom, para aplicar por cima. Nesse caso, não é preciso usar o guardanapo como "filtro" - aplique diretamente nos lábios!

sábado, 3 de junho de 2017

Aprenda a fazer o esfumado diagonal

 


O melhor da maquiagem é que com ela você consegue criar uma grande variedade de estilos, mais leve, mais colorido, mais dramático, mais ousado, entre outros. Neste artigo vamos lhe ensinar uma nova técnica de maquiagem de olhos, o chamado esfumado diagonal, em que você aplica três tons de sombras diferentes de maneira a se fundirem e não ficarem marcações, não conseguindo perceber onde uma começa e outra termina. O esfumado na diagonal é uma make que está super em alta e, o melhor de tudo é que pode apostar por sombras mais leves e discretas para looks mais simples, ou então apostar em sombras coloridas conseguindo uma make mais arrojada. Para aprender tudo sobre esta técnica, continue lendo este artigo em que vamos explicar como fazer esfumado diagonal.
Instruções:
1- No início pode parecer um pouco complicado, mas com a prática você vai ver como esta técnica de esfumado diagonal se vai tornar bem simples e rápida de fazer. Antes de começar a aplicar qualquer produto de maquiagem no seu rosto, deve limpar e hidratar corretamente a sua pele. Use produtos indicados para o seu tipo de pele, não esquecendo de usar filtro solar no rosto durante o dia, mesmo nos dias nublados ou de inverno.

 
2- O passo seguinte é aplicar primer de olhos por toda a pálpebra móvel e côncavo dando leves batidinhas e espalhando bem com os dedos ou pincel para não ficar nenhum produto acumulado. Uma pequena porção deste produto, equivalente a um grão de arroz, deve ser suficiente. O primer de olhos ajuda a fixar melhor as sombras, disfarça as dobras onde se costuma acumular as sombras e potencia o efeito das mesmas, deixando as sombras mais vivas. Deve aplicar um primer que seja do mesmo tom que a sua pele ou ligeiramente mais claro, pois assim garante um aspeto natural, para além de não alterar o tom das sombras que aplicar.
3- De seguida, deposite sombra marrom quente com um pincel de esfumar no canto externo do olho, rente aos cílios trazendo para a lateral na diagonal. Para depositar sombra, basta lavar batidinhas no local para concentrar a cor. Depois deve esfumar essa sombra marrom fazendo movimentos circulares de fora para dentro no canto externo do olho. Para este passo é essencial ter a mão muito leve, caso contrário o esfumado vai ficar bem pesado.

 
4- Agora você vai escurecer o esfumado com uma sombra marrom mais escura do que aquele que já aplicou. Esta cor deve ficar dentro do olho e não ultrapassar o marrom quente que já esfumamos, criando assim um degradê bem bonito. Esfume apenas as bordas deste marrom levando um pouco para fora na diagonal, mas sem ultrapassar o outro esfumado. O segredo para fazer este degradê é começar de fora para dentro, começando com um tom mais claro, depois mais escuro e terminar com outro tom por dentro.
5- Por cima desse marrom escuro deve depositar uma sombra preta. Depois deve esfumar a sombra preta apenas nas bordas, isso é muito importante para não tirar a intensidade do preto. Esfume muito bem até não ficar com a marcação das sombras e ficar bem natural. 


6- Aplique agora na metade interna dos olhos uma sombra mais clara, como um nude ou branco. Isso vai ajudar a iluminar a olhar e a destacar o seu esfumado na diagonal.
Rente aos cílios inferiores e até metade do olho, esfume a sombra marrom mais escura que utilizou para fazer este esfumado diagonal.
7- Em seguida, aplique iluminador ou uma sombra branca, pérola ou bege no cantinho interno dos olhos. Pode utilizar um pincel de ponta fina, um cotonete ou até o seu dedo indicador para iluminar esta parte dos seus olhos. Você deve aplicar este produto criando uma espécie de "V" horizontal. Com um pincel de ponta fina ou achatado, aplique também iluminar abaixo da sobrancelha. Esfume bem o produto para não ficar marcado.
8- Para terminar o seu esfumado diagonal, pode aplicar delineador e finalizar com máscara de cílios. Pode fazer um delineado desde o canto interno do olho até metade da pálpebra móvel ou então se jogar num delineado de gatinho poderoso. Se tiver dificuldades na hora de fazer o delineado gatinho, entre nesse artigo e confira as nossas dicas para fazer um delineado gatinho.


9- Após terminar o seu esfumado diagonal, limpe qualquer sujeira que possa ter caído na pele e prepare a sua pele aplicando primer, base de maquiagem e corretivo. Aplique iluminador no centro da testa, ponte do nariz, o "V" dos lábios, queixo e têmporas. Se quiser aprender a fazer contorno no rosto, basta entrar no nosso artigo que explicamos todos os passos que deve seguir.

10- Finalize a sua maquiagem com blush e aplique um batom ou gloss. O tom do batom recomendado para este esfumado diagonal vai depender da intensidade e cores que usou nas sombras. Se tiver feito um esfumado mais leve e não muito carregado, pode optar por batons mais fortes. Mas se o esfumado tiver sido colorido e forte, então deve apostar por um batom nude para equilibrar a make e não acabar carregando demais.