Após décadas investindo em produtos e técnicas para combater os males causados pelos raios UV, a indústria cosmética e os dermatologistas agora estão atentos aos agentes poluentes presentes em nosso dia a dia
O tema é quentíssimo e já exitem até seções específicas em e-commerces de beleza como Cult Beauty e Feel Unique, nas quais encontram-se diversos lançamentos que prometem proteger a pele das impurezas da atmosfera.
Mesmo que os radicais livres (e os antioxidantes que os combatem) não sejam novidade, tecnologias avançadas agora permitem entender melhor seu comportamento.
“Finalmente estamos conseguindo comprovar a relação entre a poluição e a produção de radicais livres e aprendendo a destrinchar a forma e os locais em que isso ocorre na célula, além dos danos provocados aos mecanismos endógenos de reparo no DNA”, descreve a dermatologista carioca Juliana Piquet.
Além da recém-descoberta relação entre poluição e manchas - uma das consequências mais chatas de ser tratada -, e do efeito oxidativo que acelera o processo de envelhecimento, sabe-se também que as partículas de poluição são minúsculas, bem menores que os poros, o que faz com que se alojem facilmente e por lá fiquem, obstruindo e atrapalhando o processo de respiração e renovação da pele e causando ressecamento, coceira e alergias. Para os fumantes, esse problema piora - e muito.
Na batalha contra a poluição, o item mais importante é um protetor solar com antioxidante na fórmula. Incluindo um desses na rotina, elimina-se dois problemas de uma só vez. Vilarinho também recomenda o uso de antioxidantes via oral, sob prescrição médica, para dar um boost na proteção de dentro para fora. “Existem ainda novos produtos com texturas tecnológicas desenvolvidas para impedir a adesão das partículas poluentes à pele”, complementa Piquet.
Outro cuidado fundamental é realizar uma limpeza primorosa antes de dormir, para remover os resíduos acumulados durante o dia. Inclua na rotina máscaras detox ou purificantes (as de argila são ótimas) e não se esqueça de hidratar bem depois, para reforçar a barreira cutânea que funciona como uma defesa natural.
Em seu consultório, Vilarinho prescreve também a aplicação de laser de picosegundos, com ação acústica (e não térmica), que trata manchas e rugas e estimula a produção de colágeno e elastina. Juliana, por sua vez, cita os peelings físicos ou químicos, ácidos ou enzimáticos (mais suaves), para uma higienização profunda e renovação da pele. Armadas com esse arsenal, todas estão prontas para a guerra. Escolha suas armas
A indústria de cosméticos tem se aplicado em criar produtos para livrar a pele dos efeitos causados pela poluição. Entre os lançamentos, destacam-se protetores solares com antioxidantes na fórmula, cremes com ação detox e linhas específicas para os cabelos
PROTEÇÃO FPS
Principal arma no combate aos raios UV, o protetor solar agora se torna aliado também na luta contra a poluição ao incluir antioxidantes em sua fórmula.
ESCUDO EXTRA
Inclua na rotina de cuidados produtos com ação detox, séruns com antioxidantes de última geração e mists que criam mais uma barreira de proteção.
Os fios também sofrem coma poluição, especialmente o couro cabeludo, que precisa de uma limpeza profunda de tempos em tempos para desobstruir o bulbo.
Fonte: http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2016/12/poluicao-e-o-novo-sol-industria-cosmetica-e-dermatologistas-agora-tem-novo-alvo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário