sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Confiram os protetores solares que não passaram no teste de qualidade

Cinco marcas de protetor solar não passam em teste de qualidade. Saiba quais são!

protetor solar testes
Foto: Istock

O verão está chegando e com ele os cuidados com os raios UV. Mas o que adianta usar protetores solares de alto fator se eles não cumprem o que prometem nos rótulos? Foi isso que o teste de qualidade realizado pela Proteste atestou. Nele, cinco marcas de protetor solar para o rosto apresentaram fator de proteção inferior ao indicado na embalagem.
Dos dez produtos testados, um também apresentou menor proteção contra raios UVA do que prevê a legislação. A Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos e pediu aos fabricantes que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares. Das dez marcas testadas,  cinco não apresentaram o fator de proteção solar (FPS) que consta no rótulo:  Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay.

protetor solar testes
Alguns protetores muito populares foram considerados ruins depois dos testes.

O La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o indicado. A metodologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem e a formulação do produto, mas nessas cinco marcas, a diferença de percentual foi superior à permitida.
Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos. Desde 2012 a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA.
Com informações de Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário